Notícias

BigMat reforça a sua estratégia e aposta no crescimento e no modelo de negócio

Membros do Conselho da BigMat na Assembleia Geral de 2025: na primeira fila à direita, o novo presidente do Grupo BigMat, Juan Ramón Árbol Serrano, da BigMat Matías Árbol.



O Grupo anunciou a mudança na presidência: Juan Ramón Árbol sucede a Pedro Viñas após seis anos à frente da empresa

 

 

A BigMat realizou no passado dia 28 de junho a sua Assembleia Geral Ordinária de Sócios no Hotel NH Collection Eurobuilding, em Madrid. Um evento-chave para o futuro do Grupo, que contou com a presença de Pedro Viñas, presidente cessante, membros do conselho de administração, o diretor-geral Jorge Vega e praticamente todos os sócios que integram o Grupo.

 

A Assembleia ficou marcada pela nomeação de Juan Ramón Árbol Serrano como novo presidente do Grupo BigMat, em substituição de Pedro Viñas, gerente da BigMat Viñas (Sarria, Lugo), que ocupava o cargo desde junho de 2019.

 

Juan Ramón Árbol Serrano é atualmente o gerente da BigMat Matías Árbol, uma empresa familiar de referência na distribuição de materiais de construção na localidade de Camas (Sevilha), com mais de 30 anos de história. Fundada em 1984 por Matías Árbol Arévalo, a empresa passou de um pequeno armazém para instalações com mais de 6.500 m².

 

"A mudança na presidência consolida uma etapa e abre uma nova fase com visão de futuro, coesão e ambição partilhada entre todos os sócios", destacou Juan Ramón Árbol durante a sua intervenção, na qual agradeceu também o trabalho desenvolvido pelo seu antecessor.

 

Crescimento e digitalização como eixos estratégicos

 

O diretor-geral da BigMat, Jorge Vega, sublinhou que a estratégia comercial com horizonte em 2027, lançada em junho do ano passado com o objetivo de ultrapassar os 2.000 milhões de euros de faturação, está a superar os resultados previstos. Esta evolução levou o Grupo a acelerar a sua expansão logística e a reavaliar prioridades, sempre com base nos pilares estratégicos que sustentam o plano de desenvolvimento do Grupo BigMat:

 

A logística de proximidade, com a abertura de um novo centro logístico em Portugal antes do final do ano — que se juntará aos seis já operacionais e a outros dois novos em Espanha; a consolidação do modelo de desenvolvimento dos sócios e a melhoria do ponto de venda, com uma gama de produtos criteriosamente selecionada; tudo isto suportado por uma política de marketing concebida para reforçar esses pontos de venda, e com a digitalização como aposta clara do Grupo, numa abordagem realista e escalável centrada na criação de valor para o sócio.

 

A partir da The BigTech, a divisão digital do Grupo BigMat, estão a ser desenvolvidas e implementadas estratégias personalizadas para cada ponto de venda, ferramentas digitais, processos logísticos e soluções baseadas em inteligência artificial.

 

O primeiro semestre de 2025 foi, além disso, particularmente positivo para o Grupo, com um crescimento superior a 10%, acima da meta prevista para este exercício.

 

A jornada prosseguiu com a intervenção do grupo internacional de consultoria Morgan Philips, representado por Alfredo Santos, diretor-geral em Espanha, e Fernando Guijarro, managing director, que abordaram os principais desafios na gestão de talento, bem como as melhores práticas na atração, fidelização e planeamento da sucessão geracional.

 

Carlos Bernaldo, diretor de Recursos Humanos da BigMat, encerrou o bloco de apresentações partilhando as linhas estratégicas da sua área, considerada chave para a competitividade do Grupo no atual contexto dinâmico e exigente.

 

A sessão terminou com um espaço dedicado a perguntas e respostas, seguido de um almoço de trabalho exclusivo para os participantes.

Compartilhe as novidades

RETORNA

Patrocinadores Premium

Schluter Systems
Emac
Spit
Molins
Tomecanic
Soprema
FILA
STANKA
Grupo Puma