Notícias

Federico García, Diretor Comercial da PENTRILO

"A Pentrilo é uma marca focada no profissional da pintura e todos os nossos desenvolvimentos se destinam ao pintor mais exigente"

 

"O meu nome é Federico García Ibáñez e estou orgulhoso de fazer parte da terceira geração da Pentrilo, juntamente com o meu irmão Julio. As pessoas do setor conhecem-me e dirigem-se a mim pelo meu nome próprio Kiko, que me acompanha desde pequeno".

O atual diretor comercial da Pentrilo está há 20 anos na empresa e conhece bem todos os departamentos da empresa. Licenciado em ciências empresariais, declara-se um apaixonado pelo desporto e pelos três filhos, com um orgulho que não pode dissimular.

 

 

Quem é a Pentrilo?

A Pentrilo é uma empresa familiar de terceira geração com um ADN muito comercial, industrial e claramente inovador. O nosso pilar são as pessoas e acreditamos que as relações pessoais são o motor para o desenvolvimento de uma colaboração bem-sucedida a longo prazo, dentro de uma relação baseada na confiança e na proximidade. Penso que uma empresa é o reflexo da sua direção e, por isso, atuamos com profissionalismo, franqueza e integridade moral mostrando uma total lealdade aos nossos empregados, clientes e fornecedores.

São valores que, sem dúvida, foram transmitidos pelo aquele que foi o nosso grande líder da empresa e que, infelizmente, nos abandonou há 15 anos, o meu pai Federico García. Embora, como lhe digo, continua muito presente na nossa empresa em todas as nossas decisões.

 

Qual é a sua infraestrutura operacional?

Na empresa trabalham atualmente 150 pessoas entre os centros de Sant Joan Despí (escritórios e serviço técnico), Tortosa (logística e produção das famílias de produtos seguintes: rolos, varetas, cubas, cintas, plásticos e papéis, etc.) e Albacete (famílias: espátulas, talochas, extensões e broxas).

Dispomos em catálogo de 2895 referências divididas nos 3P, como lhe chamamos na Pentrilo: Proteger/Preparar/Pintar. Temos três centros com uma superfície aproximada de 35 000 m2 destinados ao fabrico, escritórios e armazém logístico, onde implementamos todo o nosso conceito dos 3P com os nossos expositores perfeitamente estudados para maximizar as vendas e adaptados à medida para cada um dos nossos clientes.

Fabricamos 85 % do nosso catálogo e isto demonstra a grande diferença da nossa empresa relativamente aos restantes concorrentes, dos quais muitos apostaram na importação de produtos da China, e isto permitiu-nos manter as nossas vantagens competitivas em inovação, qualidade e serviço. Com os anos, quando me lembro de uma década atrás, parecia que estávamos loucos e hoje isso tornou-se um facto diferencial fundamental.

 

Um país frequentemente pouco dado a inovar.

Um país não vive só do turismo e valorizamos muito o desenvolvimento da indústria do nosso país que, infelizmente, é cada vez menor. Nós tentamos, na medida do possível, que os nossos fornecedores sejam nacionais ou, na sua falta, europeus.

Repare que a Pentrilo é uma marca focada no profissional da pintura e que todos os nossos desenvolvimentos estão focados no pintor mais exigente, e que simultaneamente nos ajuda a melhorar cada dia e com o qual mantemos uma estreita relação a fim de lhe proporcionar soluções novas, diferentes e únicas que melhorem a produtividade do seu trabalho.

 

É curiosa a história do início com os rolos…e do nome!!

Pentrilo vem de uma língua que devia ter sido comum a todos, o esperanto, e o seu significado é ferramenta para pintar. No próximo ano fazemos 70 anos e esperamos poder comemorar com toda a pompa.

A nossa origem é graças ao meu avô, que, juntamente com a minha avó, num local muito pequeno do bairro do Poble Sec (Barcelona) se dedicou a fazer manualmente uma espécie de rolo de lã para pintores de barcos do porto de Barcelona. São as primeiras imagens que guardamos da empresa do ano de 1953. Por isso, começámos a contar dessa altura.

O meu avô faleceu muito jovem e o meu pai, com um dos irmãos dele, o Miguel Ángel, decidiram como homenagem ao pai continuar a fazer nos fins de semana esses rolos para os pintores que lhe mencionei anteriormente e adicionalmente aos respetivos trabalhos.

 

 

"Pentrilo vem de uma língua que devia ter sida comum a todos, o esperanto, e o seu significado é ferramenta para pintar"

 

 

E aqui começa a história.

Sim, e passados uns anos decidiram deixar tudo e dedicar-se de corpo e alma ao negócio familiar. Realmente, eles são os dois grandes impulsionadores da Pentrilo que, juntamente com a sua irmã Marta (química de profissão), que se incorpora anos depois, fazem da Pentrilo uma empresa muito respeitada no setor da pintura que emerge mal dispondo de recursos para tal nas suas origens.

Mais para a frente, do Poble Sec passámos para um local no bairro de Sants, e daqui para um pavilhão em Sant Joan Despí (Barcelona). Posteriormente, fomos desviando a produção a Tortosa, visto que a minha mãe, que em paz descanse, herdou uns terrenos agrícolas do pai dela.

Passámos, literalmente, de uns terrenos de tangerinas a uma indústria em Roquetes (Tarragona) onde trabalham mais de 100 pessoas.

Chamo a atenção para o facto de que há dois anos conseguimos que o polígono industrial onde iniciámos com a primeira pedra se chame, em homenagem ao meu pai, Polígono Industrial Federico García. Atualmente, estamos muito orgulhosos da internacionalização da nossa empresa; já estamos presentes, em maior ou menor grau, em 67 países.

 

Para vocês, a formação também está no vosso ADN

Como me disse uma vez um professor da faculdade: "se achas que a formação é cara, experimenta com a ignorância".

Procuramos e formamos a nível interno pessoas que se impliquem no seu trabalho, garantimos oportunidades de desenvolvimento com base no mérito e na contribuição profissional e proporcionamos um ambiente de trabalho baseado na estabilidade laboral e na confiança.

Para fazer uma ideia, a média da idade da nossa equipa diretiva são 45 anos e quase todos estamos há 15 anos na empresa. Muitas vezes a experiência não conflitua com a idade e no nosso caso posso dizer com muito orgulho que são uma equipa diretiva unida, formada e jovem, mas com muita experiência no setor.

Outro pilar básico da nossa empresa é a formação de pintores, tanto teórica como prática, através de demonstrações e cursos que fazemos tanto online como presenciais.

Necessitamos que o pintor saiba o que tem entre mãos e que seja exigente com as suas ferramentas de trabalho. Se lhe valesse qualquer coisa, a Pentrilo perderia a sua razão de ser.

Daí que o nosso slogan seja: "A FERRAMENTA IMPORTA MESMO, USE PENTRILO".

 

Qual é a sua estratégia e posicionamento no setor dos armazéns de materiais de construção?

Do ponto de vista histórico, o nosso cliente foi sempre o armazenista de tintas profissionais, e é onde a Pentrilo é líder no mercado nacional. Como sabemos, nestes últimos anos as tendências mudaram e agora o profissional das remodelações acaba por dar um serviço integral que inclui a pintura entre os seus variados serviços. Neste novo contexto, os armazéns de materiais de construção que apostaram na implementação da secção de tintas podem oferecer este serviço completo ao cliente sem necessidade de ter de ir a outras lojas para comprar a tinta. Para nós, como fabricantes de ferramentas de pintura nacionais, este é um segmento de mercado em que a Pentrilo tem de estar bem posicionada e, nestes últimos anos, desenvolvemo-nos muito num setor em que há 10 anos não tínhamos qualquer presença.

De facto, graças à nossa fábrica de aço em Albacete e ao know-how do nosso pessoal, estamos a conceber todo o tipo de ferramentas e soluções mais focadas na construção que inclusive na decoração no mundo do aço.

 

Esperançado com o futuro?

Abriu-se para nós um leque enorme e nestes últimos 5 anos grande parte do investimento da empresa tem estado muito focado neste setor, em que cada vez estamos melhor posicionados e cujo desafio pela frente é o de chegar a ser uma marca reconhecida e líder também pelo profissional da construção.

É política da empresa reinvestir grande parte dos lucros gerados por estarmos na vanguarda do setor e poder assim concorrer cara a cara contra qualquer multinacional estrangeira por muito grande que seja.

Por último, e como mensagem final, gostava de transmitir ao mercado da construção que a Pentrilo vem para o setor da construção para proporcionar os seus 70 anos de experiência no mundo da pintura profissional.

Baixar Entrevista Federico García - Jornal dos Armazéns 17

Compartilhe as novidades

RETORNA

Patrocinadores Premium

Schluter Systems
Emac
Spit
Propamsa
Tomecanic
Soprema