Notícias

Prêmios BigMat International Architecture Award 2023

Da esquerda para a direita: Fabrice Maud, Presidente da BigMat Internacional; Nuno Melo Sousa, vencedor do Grande Prémio Internacional de Arquitetura Residencial de Pequena Escala, e Jesús Aparicio, presidente do júri.



A BigMat atribuiu o Grande Prémio Internacional de Arquitetura Geral, que este ano celebra o seu décimo aniversário. O vencedor do Grande Prémio Internacional de Arquitetura Geral, no valor de 30 000 euros, foi a Lota de Peixe de Roquetas de Mar, do gabinete de arquitetura ACTA de Espanha, formado pelos arquitetos Ramón Pico Valimaña e Javier López Rivera.

     

Na categoria internacional do Grande Prémio Internacional de Arquitetura Residencial de Pequena Escala, também no valor de 30 000 euros, foi premiada a Casa no Tâmega, dos arquitetos portugueses Hugo Ferreira e Nuno Melo Sousa.

O projeto da Lota de Peixe de Roquetas de Mar consiste em limpar a zona de edifícios antigos para criar novas sinergias com a cidade, ampliando a ligação de Roquetas com o mar e agrupando vários usos num único volume: lota, restaurante, espaço comercial e instalações da Autoridade Portuária.

    

A Casa no Tâmega é uma casa com quatro quartos, sala de estar, cozinha, piscina e barbecue. Um volume em betão esculpido com padrões finos e grossos oculta o rio pela imposição da sua horizontalidade opaca. Aberto do interior a cada uma das diferentes dimensões de uma topografia bruta: o rio, a colina, a pedreira. Pode obter mais informações sobre os projetos em: https://architectureaward.bigmat.com.


Para este décimo aniversário dos prémios, a BigMat escolheu a cidade de Sevilha em homenagem à primeira edição de 2013, que decorreu noutra capital andaluza: Granada. Fabrice Maud, presidente da BigMat Internacional, afirmou: “A BigMat promove estes prémios com a intenção de se manter próxima dos arquitetos. Como utilizadores dos mais recentes materiais e tendências nos seus projetos, sempre quisemos apoiá-los e acompanhá-los ao longo desta década de prémios. Não deixámos de refletir sobre o contributo que podemos dar enquanto distribuidores de materiais de construção, dispondo na nossa gama dos mais recentes produtos de construção e prestando regularmente aconselhamento a todos os arquitetos que nos procuram”.



 A Casa no Tâmega, dos arquitetos portugueses Hugo Ferreira e Nuno Melo Sousa, foi distinguida com o Grande Prémio Internacional de Arquitetura Residencial de Pequena Escala BigMat.

    


Mais uma prova deste compromisso é o facto de, nesta edição, ter sido introduzida a novidade de o júri poder atribuir dois prémios a cada país, com base em duas categorias: projetos de arquitetura de grande escala e projetos de arquitetura residencial de menor escala.

Outro sinal do compromisso da BigMat para com os arquitetos é o seu apoio a jovens talentos emergentes através dos prémios, com uma Menção Especial ao Jovem Arquiteto no valor de 1500 euros, que nesta edição foi atribuído ao arquiteto italiano Stefano Larotonda, do gabinete Underground Patio.

Compartilhe as novidades

RETORNA

Patrocinadores Premium

Grupo Greco Gres
Schluter Systems
Emac
Spit
Propamsa
Tomecanic
Soprema